Segurança Alimentar e Nutricional

Cultura
26 de agosto de 2016
Meio Ambiente
21 de agosto de 2016

Segurança Alimentar e Nutricional

Proposta para Segurança Alimentar e Nutricional:

1. Articular amplo Programa Integrado de Segurança Alimentar e Nutricional, articulando a política de segurança alimentar e nutricional com a política de inclusão social, a economia solidária e o desenvolvimento econômico.

2. Viabilizar a implantação de merenda diferenciada, no sentido de atender as necessidades nutricionais das crianças matriculadas nas escolas municipais das regiões mais carentes da cidade.

3. Implantar o Banco Municipal de Alimentos, com a captação de alimentos junto à rede de comercialização para distribuição à população carente.

4. Ampliar o acesso da população de baixa renda a alimentos de qualidade.

5. Ampliar o Programa de Hortas Comunitárias, com assistência técnica para as comunidades.

6. Estimular a constituição de associações de pequenos agricultores com fins produtivos e oferecer apoio técnico e logístico aos investimentos.

7. Ampliar e aprimorar o funcionamento de equipamentos públicos como mercado municipal e feiras-livres.

8. Estimular a criação de hortas nos espaços públicos com o objetivo de realizar atividades educativas para os alunos da rede municipal.

9. Criar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e realizar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

10. Promover cursos de capacitação no processamento de alimentos.

11. Promover uma ampla campanha de combate ao desperdício alimentar.

12. Criar um programa municipal que garanta a integração dos programas de transferência de renda federal, estadual e municipal para ampliar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.